R. das Mangueiras, 189 – Centro, São Luís -MA
9:00am – 5:00pm (Seg-Sex)
(98) 3303-8117
(98) 98454-2361
metafisio@metafisio.com.br
O termo quick massage vem do inglês e significa massagem rápida, já que sua duração é de, aproximadamente, 15 minutos por sessão. Não há necessidade de usar roupas especiais nem óleos específicos para receber essa massagem
Objetivo
O principal objetivo da quick massage é o relaxamento muscular das regiões dorsal, cervical e dos membros superiores, além de melhorar a postura, equilibrar o fluxo energético do corpo e desbloquear as tensões.
Indicações
Essa massagem é muito útil para lidar com problemas como estresse, ansiedade, depressão, lesões por esforços repetitivos (LER) e até hipertensão arterial. Esses quadros, geralmente, são condições agravadas pela má postura contínua.
A quick massage no ambiente profissional melhora o estresse laboral, já que a técnica ajuda a relaxar profundamente o corpo e a mente, pois reduz a tensão muscular e o excesso de agitação mental.
Ginástica Laboral é o tipo de ginástica realizada no trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos) com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
Objetivo
O objetivo dessa técnica é possibilitar ao trabalhador uma pequena pausa nas suas funções depois de algum tempo de trabalho.
Indicações
Ao longo do expediente, o corpo apresenta sinais de cansaço, fadiga tensões e estresse, então, essas pausas minimizam os incômodos e possíveis dores que estejam se manifestando.
Nós da METAFISIO temos os melhores profissionais pra levar bem – estar e saúde a seus colaboradores.
Objetivo
A Consultoria Ergonômica tem como objetivo oferecer suporte técnico especializado do tema ergonomia na empresa, podendo ser utilizada de diversas formas. Ela auxilia a empresa na implementação de soluções ergonômicas, criando estratégias e reduzindo custos para a adequação ergonômica.
Indicações
Fisioterapia é uma atividade da área da saúde que trabalha sobretudo com a prevenção do surgimento ou do agravamento de distúrbios funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano Tem como objetivo prevenir e recuperar.
Como é realizada:
O fisioterapeuta faz uso de massagens, exercícios físicos, movimentações específicas e uso de frio e de calor, entre outras atividades. Essa mesma abordagem, quando aplicada aos colaboradores no ambiente ocupacional, constitui a fisioterapia do trabalho.
A Fisioterapia do trabalho, por sua vez, deve constituir um programa voltado para os colaboradores da empresa e desenvolvido por fisioterapeutas e profissionais especialistas. Um dos principais objetivos desse programa deve ser solucionar problemas de baixo rendimento, decorrentes de desconfortos e dores, durante as atividades do ambiente corporativo.
A Fisioterapia é uma área da saúde que estuda e busca restaurar ao máximo as capacidades funcionais e a independência de seus pacientes. A técnica promove reabilitação de pacientes com distúrbios e disfunções ortopédicas, musculares, cardiopulmonares, neurológicas, entre outros, por meio de exercícios terapêuticos. A Fisioterapia é também eficaz na prevenção de lesões.
A Fisioterapia promove melhorias em diversas áreas:
A METAFISIO oferece aos seus clientes também um espaço físico, com atendimento clínico aos seus pacientes e colaboradores de empresas parceiras.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo detalhado da demanda, tarefa e atividade nos postos de trabalho para identificar inadequações e fatores de risco existentes.
Ela define as adaptações necessárias para garantir condições de trabalho adequadas e confortáveis, sem comprometimento da saúde e segurança do trabalhador.
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) define a terapia ocupacional como uma “profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”.
Objetivo
O objetivo final da terapia ocupacional é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar, de forma satisfatória, suas atividades de vida diária: autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal (direção veicular, uso de aparelhos de comunicação, finanças pessoais etc.), trabalho, estudo, lazer e participação social. Para atingir este objetivo, o terapeuta utiliza atividades terapêuticas e recursos de tecnologia assistida (adaptações, cadeiras de rodas, órteses, recursos de informática, entre outros). A ideia é adaptar o ambiente e/ou os acessórios utilizados no dia a dia do paciente, para torná-lo mais autônomo e seguro em sua rotina ocupacional e no desempenho das tarefas cotidianas.
Indicações
Qualquer pessoa que apresente alterações em seu desempenho ocupacional e/ou tenha dificuldades para realizar atividades cotidianas pode ser indicada para fazer terapia ocupacional.
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.
A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/consequências)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.
Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.
É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:
– Problemas morfológicos
– Problemas posturais
– Lesões Articulares
– Patologias Reumáticas
– Sequelas Neurológicas Espásticas
– Problemas Traumáticos
– Doenças Respiratórias
QUAIS OS BENEFÍCIOS
São vários os benefícios para quem recorre à Reeducação Postural Global (RPG):
O Laudo Ergonômico é um tipo de documento expedido para atestar as condições ergonômicas de alguma atividade específica da organização. Ele tem como objetivo o estabelecimento de parâmetros para a adaptação das condições de trabalho, permitindo documentar e sistematizar a realização de um procedimento específico, garantindo segurança jurídica e operacional à empresa.
No geral, é uma resposta a uma ou mais questões ergonômicas de determinada condição do seu respectivo posto de trabalho. Mas, também, é um poderoso instrumento de controle de segurança, saúde e bem-estar laboral.
Existem três tipos de laudo ergonômico conhecidos, que podem ser definidos conforme seus objetivos específicos. São eles:
Esses três tipos são parte importante da elaboração do que é chamado de Laudo Consciente, que considera a ergonomia um fenômeno importante presente no dia a dia das pessoas, prevenindo riscos das mais variadas naturezas.
Dependendo da área em que o colaborador atua, existem características singulares ao seu posto de trabalho que exigem certas condições.
Mostraremos aqui exigências mais simples do dia a dia de um escritório, como aquelas relacionadas à postura e outros aspectos determinados pela rotina, até aquelas relacionadas a trabalhos mais desgastantes fisicamente, cujos riscos relativos a acidentes precisam ser mensurados.
Um cuidador de idosos é a pessoa responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa, geralmente contratado por uma família que não tem tempo ou condições de se dedicar a cuidar de um parente idoso. O cuidador de idosos irá acompanhar o idoso em toda a sua rotina, muitas vezes precisando passar a noite no trabalho. Essas condições dependem do acordo feito com os contratantes.
A FUNÇÃO DE UM CUIDADOR DE IDOSOS
Paciência
É natural que com o passar dos anos os idosos sofram com doenças degenerativas ou assumam um comportamento imaturo. Isso significa que em muitos casos o cuidador de idoso deve ser paciente e respeitar os sentimentos e decisões do idoso e nunca querer impor a sua vontade.
Empatia
Um ponto importante para quem deseja trabalhar com pacientes da terceira idade é desenvolver a empatia e se colocar no lugar do paciente
ATENÇÃO
Cuidar de pacientes em terceira idade é uma profissão que demanda que o profissional esteja sempre atento, uma vez que lidará com a saúde de um indivíduo que depende de cuidados para muitas ações.
A terapia integrativa resulta da união de um vasto conjunto de práticas e técnicas voltadas para cuidados na área de saúde.
A terapia integrativa resulta da união de um vasto conjunto de práticas e técnicas voltadas para cuidados na área de saúde. Esse conceito é fruto de uma visão mais ampliada da relação entre terapeuta e paciente, a qual deve ser pautada na transdisciplinaridade e voltada para ajudar a promover uma vida mais equilibrada.
Os tratamentos propostos pela terapia integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias existentes nos indivíduos. Para isso, essa área, através de diversas técnicas, procura solucionar problemas físicos e mentais e emocionais dos pacientes.
Assim como a medicina integrativa, as terapias integrativas pretendem olhar o processo de cura do paciente de maneira global. Elas não funcionam separadas da medicina convencional. Ao contrário, essas técnicas e práticas se baseiam na união de conhecimentos e na construção de um saber mais efetivo, amplo e profundo.
A terapia integrativa considera cada pessoa em suas peculiaridades, o que, por sua vez, requer uma abordagem vinculada ao reestabelecimento do equilíbrio e à erradicação das raízes do sofrimento. Ela não visa apenas o tratamento dos sintomas, mas a resolução dos problemas de base.
Auriculoterapia
Reflexologia podal
Massagens terapêuticas (Terapêutica da coluna, relaxante, shiatsu, liberação miofascial, Desportiva, Tuiná)
Análise corporal.
BENEFICIOS
O autoconhecimento
redução do estresse
Ansiedade
Depressão.
Colabora ainda para a melhora do sistema imunológico
Atua sobre o mental, físico e emocional.
O que é uma equipe multidisciplinar de Saúde?
É uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas de formação que atuam em conjunto no atendimento aos pacientes.
Cada profissional contribui com seu conhecimento a fim de proporcionar ao paciente os melhores resultados em seu diagnóstico, tratamento e recuperação.
Nesse sentido, a composição da equipe depende das demandas que a clínica atende. Portanto, o número de profissionais e suas especialidades varia de empresa para empresa.
No entanto, os profissionais que geralmente fazem parte de uma equipe multidisciplinar são:
Cuidadores de idosos ;
Enfermeiros;
Fisioterapeutas;
Terapeutas integrativos;
Nutricionistas;
Terapeutas ocupacionais;
Além dessas questões mais técnicas, o aspecto humano é privilegiado com essa abordagem. Ou seja, uma equipe interdisciplinar consegue fazer um acolhimento mais próximo da pessoa.
Isso porque, ela considera não só os aspectos objetivos como os subjetivos na avaliação do paciente.
Isto é importante não só para tornar o atendimento mais humanizado, como também para trazer mais elementos para o estudo do caso.